top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuiz Carlos Galvani

Importância de Sistemas de Informações na Gestão de Empresas

Atualizado: 25 de out. de 2018

Este presente artigo tem como objetivo mostrar o nível de importância que a informação tem para as empresas e sua necessidade como ferramenta de tomada de decisão.

A informação assumiu atualmente uma importância imprescindível na gestão das empresas, sendo um diferencial para o alcance do sucesso. Acontecimentos internos e externos na vida de uma empresa nos obriga a tomar decisões, onde as informações são ferramentas fundamentais para explorar as oportunidades existentes e sinalizar as ameaças que uma organização está sujeita, pois reduz as incertezas no processo de tomada de decisão, resultando consequentemente no aumento da qualidade das ações realizadas.


A competitividade global torna a concorrência cada vez mais acirrada e as empresas se tornam cada vez mais necessitadas de informações para sobreviver e crescer. É imprescindível que as organizações sejam inteligentes, e para isso, necessitam de ferramentas que auxiliam na coleta de dados e os transformem em informações, nas quais serão utilizadas na tomadas de decisões. Uma dessas ferramentas são os sistemas de informações.


Um sistema de informação gerencial é formado por subsistemas que recebem dados de vários setores dentro da empresa e os transforma em informações, nas quais são utilizadas para controlar estoque, compras, recursos financeiros, custo de produtos, clientes, vendas e muito mais.


São responsáveis por integrar todos conjuntos de atividades que ocorrem em uma organização, desde a fabricação do produto, passando pelo financeiro até chegar no pós-venda. Todas as áreas da empresa passam a agir de forma integrada, com objetivo de tornar mais ágil e eficiente o fluxo de informações, além de oferece relatórios gerenciais específicos de cada setor ou integrando diversos setores. Esses relatórios são utilizados para ter uma visão abrangente de tudo que ocorre dentro da empresa, auxiliando o gestor a tomar decisões , que vão de simples atividades até planejamentos estratégicos importantes.


Podemos concluir que os gestores das empresas só devem tomar uma decisão, apoiados em relatórios com informações precisas. É um erro achar que somente empresas de grande porte necessitam de sistemas para auxiliar na gestão, muito pelo contrario, micro, pequenas e média empresas devem fazer apoio dessas ferramentas. É importante escolher um sistema que se enquadre na realidade do seu negócio e que venha para solucionar problemas existentes, atender necessidades do fisco e oferecer informações para que sua empresa esteja sempre no caminho certo para o crescimento.


Quer ter um sistema que lhe dê informações de uma forma prática e eficiente, e te auxilie na tomada de decisões?

Entre em contato com a Master Soluções e conheça nossos produtos.


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page